quinta-feira, 2 de abril de 2009

Humanos = Irracionais


(Juca, o cão filósofo, estava meio cabisbaixo hoje, minutos antes de sairmos para dar uma volta. Perguntei pra ele se algo havia acontecido, mas ele se limitou a abaixar a cabeça para que eu pudesse colocar a coleira, mantendo-se absorto à minha intenção de interagir e, quem sabe, compreender a razão, ou razões, de tanta introspecção. Descemos e partimos pelas ruas dos arredores do prédio, mas nada daquela carinha de interrogação do Juca melhorar. Em um dado momento, depois de ele ter se embrenhado em uma moita densa de plantas, o mandei sentar e disse “Bom, Juca, ou você abre o jogo comigo e me conta o que está acontecendo, ou voltaremos pra casa agora!”. Ele, calmamente sentado sobre a grama, me contou essa historinha).

Quer saber o motivo da minha interrogação? Bom, pra começar devo dizer que ele não pode ser classificado desta forma, "problema", no singular.

Não há interrogação.

Há interrogações.

Muitas.

Pois bem, isto posto, a “interrogação do dia” nada mais é do que uma dúvida cruel que invadiu meu pensamento quando estava vendo televisão hoje pela manhã.

(PS: Para os desavisados, eu vejo sim televisão. Eu entendo sim o que se passa por lá e até mudo de canal quando o conteúdo me desagrada)

Vi um grupo de pessoas que se encontravam num local amplo, rezando em uníssono com um homem (bispo? padre? pastor?) que comandava o espetáculo e que, ao final da cerimônia, fizeram o sinal da cruz.

Cruz?? Por que cruz??Nada poderia ter me deixado mais estupefato!

O tal jesus, para o qual eles tanto rezam, não foi aquele que morreu na cruz? Ora, e como podem estas pessoas ficarem repetindo o gesto, como se prestassem uma homenagem não ao homem, mas ao seu instrumento de tortura?

Ao meio que o conduziu à morte?

Fiquei me perguntando: bom, quer dizer que se o jesus tivesse morrido numa cadeira elétrica, estariam hoje as pessoas andando com pingentes de cadeirinhas pendurados no pescoço?

E simulariam um choque, tremendo e balançando o corpo loucamente, ao final de cada reza?
Macabro, não?

Por isto que estou com esta cara, saco! E se você não interpela estas pessoas, que fazem a bizarrice de homenagear o instrumento de tortura que fez o tal jesus sofrer, que direito você tem de atrapalhar o meu passeio só por que eu estou indignado??? Agora trate de andar comigo por mais uma hora. Limpe meus dejetos, e deixe-me marcar território em todo poste e moita que eu achar apropriado.

Só voltaremos pra casa quando EU quiser.

Humanos.... humpf!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário